O que você precisa saber antes de comprar um beat online

Comprando Beats Online: O Guia Definitivo que Todo Artista Precisa Ler

   Fala, artista. Tudo na paz?

   Eu vendo beats online há alguns anos, mas antes de me dedicar a isso, eu estava do outro lado da mesa. Quando gravei meus primeiros raps, usava beats “grátis” da internet e também comprava beats de produtores online.

   Por ter estado nos dois lados, eu consigo imaginar a situação em que você está agora e o motivo de você estar lendo isso.

   Você está começando na música e quer levar o corre a sério. Ou talvez você já esteja na caminhada há um tempo, mas agora as coisas estão ficando mais profissionais. Você está pesquisando sobre comprar beats porque cansou de usar aquelas versões “free” com a tag do produtor a cada 30 segundos. Ou, quem sabe, você chegou naquele nível em que o próximo passo lógico é começar a monetizar suas músicas.

   ☝🏽 Se você se identificou com alguma dessas linhas, pode ficar tranquilo. Você está no lugar certo. Eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre comprar beats online.

Primeiro, vamos falar sobre os Beats “Grátis”

   A forma mais fácil de reconhecer um beat “grátis” é pela tag de voz do produtor que você ouve sem parar.       

   Quando você compra uma licença, essa tag some.

   Se você tem beats no seu computador sem um contrato de licença do produtor, eles também são considerados “grátis”. Nesse caso, você não tem autorização para usar o beat para fins comerciais.

   Existe uma discussão que rola há anos entre artistas e produtores e que vale a pena explicar.

   A não ser que você seja um Sabotage da vida, a maioria dos produtores detestará se chegar do nada pedindo beats de graça. E sim, isso acontece o tempo todo. A frase clássica é: “Me manda esse beat grátis que eu te dou os créditos.” Jura? Você vai fazer o favor de me dar créditos por algo que eu fiz? Generoso…

   Em defesa dos artistas, preciso admitir: a hipocrisia é real! Quando você procura por beats no YouTube, a maioria dos títulos diz “(FREE) BEAT” ou “FREE DL”. Basicamente, eles oferecem beats grátis, mas depois querem criticar quem usa sem autorização. Confuso, né?

   Deixa eu explicar…

   A razão pela qual os produtores colocam “FREE” nos títulos é puramente marketing. Em palavras simples: é uma isca de cliques para ranquear melhor no YouTube.

   Agora, em defesa dos produtores (me incluindo), acredite quando eu digo que muitos artistas se aproveitam do nosso trabalho. Já tive beats utilizados no passado, a maioria de forma ilegal. Imagina a dor de cabeça para reivindicar isso. Muitas vezes a pessoa além de se apropriar do seu trabalho, ainda te trata com hostilidade quando você entra em contato.

   Por isso, eu não me sinto mal em pedir para que um artista compre uma licença. Fica mais fácil e seguro para todo mundo. Todos ganham!

O que você PODE fazer com um beat grátis?

   A real? Não muita coisa… Pelo menos, nada comercial ou que te dê lucro.

  • Você pode usar para testar suas ideias.
  • Gravar uma guia e ver se sua voz encaixa no tom do beat.
  • Gravar uma demo para pedir feedback antes de decidir investir na licença.
  • Ter certeza de que o investimento valerá a pena.

   

   Qualquer coisa além disso, como subir no YouTube ou SoundCloud (que são plataformas de monetização), já é considerado uso comercial. Não se engane.

   Entenda de uma vez por todas: não existe “beat grátis” para fins comerciais. Se for pedir algo de graça, peça uma “licença gratuita” por escrito. Usar um beat sem um contrato de licença pode te trazer problemas sérios no futuro. Ripar beats free do Youtube não te garante NADA!!

Comprar Beats Online – Como Funciona?

  Ao comprar um beat, você está comprando os arquivos de áudio que são propriedade intelectual do produtor. Em troca do seu pagamento, o produtor te concede vários direitos de uso.

   Isso é o que chamamos de Contrato de Licença.

   Existem dois tipos principais:

  • Licenças Não-Exclusivas (Leasing): Uma licença para um beat pode ser vendida para vários artistas.
  • Licenças Exclusivas: A licença é vendida apenas uma vez, para um único artista.

   Neste artigo, vamos focar nas não-exclusivas, que é o modelo mais comum no mundo todo em plataformas de venda online.

Diferentes Opções de Licença – Qual Escolher?

   Produtores online oferecem diferentes níveis de licença. Eu, por exemplo, ofereço algumas opções. Quanto mais cara a licença, mais direitos de uso e melhores os arquivos que você recebe.

   Alguns produtores usam nomes como “MP3 Lease”, “WAV Lease”, etc. É tudo a mesma coisa. A lógica é: mais caro = mais direitos e mais qualidade.

Qual a melhor licença para comprar?

   Não vou mentir… A maioria das pessoas que compra beats online vai nas licenças mais baratas. Mas isso pode ser um erro. O mais importante não são nem os “direitos de uso”, mas sim a qualidade dos arquivos de áudio.

   Se você quer fazer música de qualidade, do jeito certo, então garanta que você tenha os arquivos separados do beat (Stems/Trackouts). A melhor opção é sempre ir em uma licença que te entregue esses arquivos.

   Eu prezo muito pela qualidade nos meus trabalhos e me recuso a licenciar um beat em MP3. Aqui todos os instrumentais são .WAV, com devido headroom e opção de tracks separadas. 

Se eu comprar uma licença básica, posso fazer um upgrade depois?

   No meu site: SIM! 😃

   Mas, sendo honesto, eu não vejo muitos outros produtores oferecendo esse serviço. Ou seja, pode não ser sempre uma opção. A razão pela qual eu ofereço o upgrade é porque eu sei como é a transição de usar beats grátis para comprar pela primeira vez. Grana é sempre um fator, certo?

   Comigo, se você não tem o dinheiro para a licença mais cara agora, pode fazer o upgrade depois, pagando apenas a diferença, em vez de comprar tudo do zero novamente. Se quiser saber se outros produtores fazem isso, você terá que perguntar diretamente a eles.

Quando eu compro um beat, eu sou dono de algum direito autoral?

   Quando você escreve sua letra e a grava sobre o beat, você se torna dono dos direitos autorais da sua letra. O que você cria é uma nova música, uma “Obra Derivada”.

   Isso significa que você possui e controla 50% da “Parte do Compositor”. O produtor possui e controla os outros 50%.

   Você recebeu uma licença para usar o beat e explorar comercialmente a música que fez com ele, com base nos termos do contrato que comprou. O produtor continua sendo o único dono do beat em si.

   Imagine que uma marca de roupas nacional esteja lançando uma coleção da Marvel. Eles vão licenciar o direito de explorar os personagens da franquia, mas de forma alguma se tornarão proprietários do material original. Com os instrumentais é a mesma lógica.

O que acontece se alguém comprar os direitos exclusivos do beat que eu licenciei?

   Seu contrato de lease continua válido. Quando você compra a licença, os direitos são concedidos a você naquele momento. Se outra pessoa comprar os direitos exclusivos depois, isso não te afeta imediatamente.

   Mas há um detalhe importante… Antigamente, as licenças de lease não tinham data de validade. Hoje, muitos produtores vendem licenças que expiram depois de 1 ano (cuidado!). Nos meus contratos, por exemplo, o prazo é de 10 anos, infinitamente mais longo que os contratos em plataformas de venda de beats mais famosas.

   Se alguém comprar o exclusivo durante o seu período de licença, isso geralmente significa que você não poderá renová-la quando ela expirar.

   Fique atento: Alguns produtores mais recentes incluem uma cláusula que lhes permite encerrar sua licença antes do prazo, caso eles vendam o exclusivo. Em troca, eles te reembolsam o valor pago, às vezes em dobro ou triplo.

   Moral da história: SEMPRE LEIA O CONTRATO COMPLETO antes de comprar.

 

É seguro comprar beats online?

   Sim, se você tomar alguns cuidados. A maioria dos produtores usa plataformas de venda de beats confiáveis, como:

  • BeatStars.com
  • Airbit.com
  • Beatplace.co

   

   Essas plataformas têm boa reputação e possuem um sistema de entrega instantânea. Após o pagamento, você é redirecionado para uma área de download segura e também recebe a confirmação por e-mail.

   Mesmo nessas plataformas, os produtores criam seus próprios contratos. Eles operam em seus próprios termos!

Checklist de Segurança Rápido:

  1. Use PayPal, Stripe, Mercado Pago, Pagbank para pagar (eles têm proteção ao comprador).
  2. Verifique se o produtor usa um player de uma plataforma conhecida (BeatStars, Airbit, etc.).
  3. LEIA O CONTRATO DE LICENÇA COMPLETO! Os preços na vitrine nem sempre contam a história toda.
  4. Se tiver dúvidas, entre em contato com o produtor. Um profissional sério sempre responderá a um cliente em potencial.

   

   Espero que este guia tenha clareado as coisas. O jogo é sobre fazer música incrível com segurança e profissionalismo.

Tamo junto.

GOSTOU DO POST? ASSINE NOSSA LISTA DE E-MAILS!